quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Tabelas e Geradores Aleatórios de Resultados

Quem já teve a oportunidade de ler e jogar os RPGs da Oldschool - ou seja, os velhos livros lançados até meados da década de noventa -, sabe que as tabelas aleatórias para a geração de resultados eram um recurso de jogo comum em praticamente todos os sistemas do período. Ainda que até hoje seja fácil encontrar tais tipos de tabelas, elas antigamente eram uma parte essencial e sempre presente em  todos os livros e suplementos da época.

Era possível encontrar tabelas pré-prontas para a geração da mais variada gama de resultados, desde as clássicas listas de tesouros, de personagens, de monstros, de composição de exércitos, até aos agrupamentos menos ortodoxos de características de personalidade, de especialidades de sábios que poderiam ser encontrados em uma determinada cidade,  de manias que determinados cavalos possuiriam, etc.

As tabelas, nesse período, eram supostamente parte da essência do jogo e da construção de uma aventura. Recomendava-se e esperava-se dos mestres que se utilizassem das tabelas para resolver uma série de questões durante uma sessão, como por exemplo quais seriam os seguidores recebidos por um determinado personagem, ou qual seria a situação climática da região na qual o grupo de aventureiros viajava, em um dia específico.

A estrutura de uma tabela é, essencialmente, simples: lança-se um determinado dado, e checa-se o número obtido na lista de resultados presente na tabela. Listas mais complexas poderiam exigir que mais de um dado fosse lançado para a obtenção de um único resultado, ou ainda que vários dados fossem lançados em sub-tabelas específicas. Tampouco era raro que algumas tabelas pedissem que um mesmo dado fosse lançado várias vezes, para que se acumulassem os resultados obtidos.

Uma tabela simples da primeira hipótese poderia ser representada do seguinte modo:

Tabela aleatória de armas: 1d4
1- Espada
2- Arco
3- Machado
4- Maça

O segundo exemplo envolveria uma tabela de armas mais complexa:

Tabela aleatória de armas: 1d6
- 1-4: Armas de Impacto: 1d4                
1- Maça                                                 
2- Porrete                                              
3- Clava
4- Bastão

- 5-6: Armas de Corte: 1d4
1: Espada
2: Machado
3: Cimitarra
4: Sabre

Se uma determinada situação exigisse a seleção de duas ou mais armas, a mesma tabela poderia ser usada várias vezes para obter a quantidade de resultados desejada.

A despeito de sua "antigüidade", as tabelas de geração de resultados aleatórios mantém uma certa utilidade "eterna" nos jogos de RPG.  Para muitos mestres, há um prazer inegável em lançar os dados para obter a solução de questões e de problemas de jogo para os quais ele ainda não tem uma resposta clara. Para os jogadores, a aleatoriedade é muitas vezes empolgante e surpreendente. Além disso, as tabelas podem muitas vezes servir de inspiração para situações nas quais o mestre se encontra sem criatividade: são muitas as tabelas para a geração aleatória de linhas de enredo, de aventuras, e até mesmo de campanhas inteiras.

Em tese, não existem limites para quão extensa, ou quão complexa, uma tabela possa ser. A utilização de uma tabela impressa muito complexa ou longa, entretanto, costuma ter seus inconvenientes. Se por um lado é divertido lançar dados para obter resultados aleatórios, ter que jogar dez dados para a obtenção de um único resultado costuma ser bastante chato. Tabelas muito longas, que se estendem por várias páginas a fio, ou ainda tabelas compostas de muitas sub-tabelas, costumam ser difíceis de usar e manusear. Qualquer um que tenha utilizado as tabelas de itens mágicos da antiga Enciclopédia Mágica do ADnD sabe bem desse problema ...

Entretanto, a emergência da internet trouxe uma nova luz às velhas tabelas - há uma infinidade de sítios dedicados a apresentação de tabelas informatizadas, de fácil acesso e utilização. Em geral, tais tabelas são chamadas de geradores, e, sem que o seu usuário tenha que lançar um único dado, fornecem uma resposta aleatória para um determinado "problema". Por meio do computador, foi possível criar e viabilizar a existência e a utilização de tabelas, ou geradores, extremamente complexos, na medida em que se tornou desnecessário o lance de dados e a consulta a listas - basta ao usuário clicar no botão do gerador, e o resto do trabalho é todo feito pelo computador, que apresenta imediatamente o resultado.

A utilidade dos geradores da internet para os mestres e para os jogos de RPG em geral é grande e multifacetada - e, se bem empregados, facilitam o trabalho de construção de aventuras e de campanhas, e otimizam o gasto do tempo disponível para a elaboração do jogo. São muitos os sítios de alta qualidade que hospedam bons geradores para jogos de RPG.

Destaca-se, nesse post, o Chaotic Shiny.

Tal sítio, de fácil navegação, traz mais de cinqüenta geradores diversos, que variam desde os mais óbvios, para a obtenção aleatória de personagens, mapas, tavernas, pedras preciosas, até os mais estranhos e até mesmo esdrúxulos, como os geradores de opinião, de nomes de moedas, de baladas, de conspirações e de zumbis. A grande maioria deles, de toda forma, é de boa qualidade e muito divertidos, além de úteis.

Especial destaque deve ser dado aos geradores de Civilizações e de Religiões, que são bastante completos e complexos. Com a utilização paralela de outros geradores presentes no sítio, como os de leis, cidades, nomes, panteões e vários outros, é possível construir povos, reinos e até mesmo mundos inteiros a partir da inspiração retirada dos resultados obtidos.

Como exemplo da qualidade dos resultados fornecidos pelos geradores, cita-se uma deusa obtida aleatoriamente com o gerador de panteões:

"Aleash, the Goddess of Crossroads, is quite beautiful, with ebony skin, short, dark brown hair, and eyes the color of forest moss. She is average height and slender, and tends to look sad. She usually wears light and airy robes dyed bronze and brown. She is also associated with ghosts. She is often worshipped by priests. Her few followers can be primarily distinguished by their ritual scars. There are more than a few sacrifices to her in forests. There are many myths involving her illicit relationship with Aloth. She is the cousin of Lollar. She is known to place challenges before mortal warriors."

Compensa conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário