quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A Flama e Fogo - Parte I.




“Thar`cot faz parte das lendas das Tribos da Selva de Yarth por ser considerado o primeiro homem enfeitiçado pela Flama e Fogo. O heróico chefe do extinto Clã Pata de Pantera teve todo o seu povo dizimado pela traição do também extinto Clã Olho de Cobra. Enquanto o guerreiro estava perdido por anos nos recônditos mais distantes de Yarth, em busca da lendária Lança de Onyx, os inimigos aproveitaram para seduzir sua esposa principal - Aquela Cujo Nome Não Pode Ser Dito - e, com o auxílio da pérfida mulher, penetraram secretamente nas paliçadas da sua tribo, dizimando-a inteiramente durante a noite.

Quando Thar`Cot retornou de sua demanda, portando a mística Lança, ele encontrou a  aldeia de seu povo queimada e destruída. Procurou pela região sinais do quê teria ocorrido, até que encontrou, após meses de busca, um dos poucos sobreviventes do massacre promovido pelos Olho de Cobra - o homem lhe contou tudo que acontecera,  em detalhes. O nobre guerreiro chorou de ódio por três dias inteiros. Ele sabia que precisava se vingar - mas, sozinho, mesmo com a Lança de Onyx, não seria capaz de derrotar os numerosos oponentes. Concebeu, após longa reflexão, um plano suicida.

Ignorando todos os temores e superstições das tribos selvagens de Yarth, ele buscou nos Pântanos de Kurga pela temível Bruxa dos Cinco Olhos. Tal feiticeira, considerada imortal e inumana, era evitada e proibida para os homens de Yarth - já que ela era vista como uma força malévola que enlouquecia as mulheres, devorava os bebês, adoecia os animais e apodrecia a comida. Pela Selva, Thar`Cot foi chamado de demente por todos os guerreiros e anciãos. Mas ele não se importava - pois sua vingança dependia da ajuda da Bruxa.

Quando encontrou a Feiticeira, o guerreiro explicou o que desejava e pediu a sua ajuda. A feiticeira cobrou um preço que não é contado pelos homens nas estórias em torno das fogueiras, e, tão logo sentiu-se satisfeita, preparou o feitiço requisitado por Thar`Cot.  Igualmente satisfeito, o guerreiro partiu em direção às terras que pertenciam ao Clã Olho de Cobra. E, sozinho, atacou as paliçadas dos traiçoeiros inimigos.

Conta-se que a peleja durou dois dias e duas noites. A força da poderosa Lança de Onyx tornava Thar`Cot quase imbatível, e incontáveis guerreiros do clã inimigo tombaram frente à fúria do herói.  No centro do pátio da paliçada que lograra penetrar, Thar`Cot chacinava seus oponentes sem piedade. Mas nenhum homem seria capaz de, sozinho, derrotar todo um clã de selvagens guerreiros da selva. Trespassado por uma quantidade incalculável de lanças e dardos, finalmente o último dos Pata de Pantera tombou em combate.

Mas, tão logo seu corpo inerte atingiu o solo, o feitiço da Cinco Olhos entrou em ação. Os olhos mortos de Thar`Cot brilharam vermelhos, e seu corpo sem vida esquentou-se todo. Então, para a surpresa de todos que estavam à sua volta, e que morreriam naquele instante mesmo, a carcaça de Thar`Cot explodiu em uma imensa bola de fogo, flamas, calor e mercúrio, que calcinou e queimou tudo que existia, em todas as direções, no raio de quinhentos metros. Os homens, mulheres e crianças do clã Olho de Cobra faleceram imediatamente - e a região permanece vazia, aberta, negra e sem vida até os dias de hoje.

A famosa Lança de Onyx perdeu-se para sempre ...”

O feitiço da Flama e Fogo é uma magia extremamente poderosa, cujas energias remontam à própria idéia de Vingança - que vale até mesmo contra os deuses - e que somente pode ser empregada pelos magos e sacerdotes mais experientes. Tal feitiço, de altíssimo preço, costuma ser procurado e requisitado apenas pelos heróis mais desesperados e corajosos. Sua utilização depende de uma série de pré-condições, listadas a seguir:

  1. O feitiço leva pelo menos duas semanas para ser preparado e lançado sobre o seu alvo, que, necessariamente, deve concordar em ser o recipiente da magia;
  2. Os ingredientes para seu preparo devem custar pelo menos o equivalente a 500 GP por dia de preparo ritual;
  3. O feiticeiro que usará a magia deve cobrar do solicitante alguma ação, presente ou ato de natureza extremamente pessoal - do contrário, a magia não funcionará - mas o tempo e os recursos gastos em sua execução serão perdidos;
  4. O feitiço deve estar vinculado à efetivação de uma vingança, que não necessariamente precisa ser justa - se ele for utilizado em alguém que não possui um forte desejo de vingança, o recipiente morrerá imediatamente tão logo o seu ritual termine de ser realizado - pois seu corpo será devorado por uma flama vermelha incandescente nascida de suas próprias entranhas.

Após o recipiente do feitiço ter sido encantado com a Flama e Fogo - que não se revela para  nenhuma espécie de investigação mágica, e se esconde até mesmo dos deuses -, ele tem exatamente um ano para dar início à sua tentativa de vingança. Enquanto ela é executada, se o recipiente do feitiço morrer em combate, em aproximadamente um minuto ele explodirá como uma imensa bola de fogo incandescente, que destruirá - sem qualquer possibilidade de resistência - todas as coisas e seres existentes dentro de um raio de quinhentos metros do corpo tombado. Mesmo seres com resistência a fogo e calor, ou a magia, não tem como escapar da fúria destrutiva deste feitiço.

Se a vingança for bem sucedida - ou se ela não for levada a cabo dentro do prazo de um ano -, o corpo do recipiente do feitiço será completamente consumido pela Flama e Fogo interiores, provocando a sua morte irreversível. Nenhuma espécie de magia, feitiço ou até mesmo de intervenção divina pode evitar tal destino.

Em termos de jogo, duas situações interessantes podem se embasar nesse feitiço. A primeira delas seria a de o grupo de aventureiros enfrentar um inimigo tão poderoso e cruel, que somente poderia ser derrotado com a utilização da Flama e Fogo. A situação dramática revolveria em torno de os personagens encontrarem algum feiticeiro capaz e disposto a encantá-los, a juntarem os recursos necessários para a magia, e a pagarem o “preço pessoal” que fosse cobrado para a sua realização.  Cada uma dessas etapas, em si, pode encerrar uma grande aventura individual. Evidentemente, tal arco de aventuras seria o fecho final de uma campanha inteira, na medida em que os personagens estariam destinados, a partir do momento em que fossem encantados, a falecer ao final da estória - quiçá com a derrota do inimigo e a sua vingança final consumadas.

Por outro lado, os personagens certamente terão ofendido muitas pessoas durante suas aventuras, conferindo-lhes, com alguma justiça, ou não, um profundo desejo de vingança. Algum inimigo extremamente ofendido poderia buscar o emprego do feitiço da Flama e Fogo contra os personagens. Nesse caso, uma boa aventura resultaria de o grupo de aventureiros descobrir que está sendo perseguido por um oponente imbuído do feitiço, circunstância que o forçaria a encontrar um modo de fugir de seu perseguidor pelo prazo de expiração da Flama e Fogo. Ou, caso isso fosse impossível, providenciar, de algum modo, que suas mortes não resultassem na destruição de vilas, cidades, florestas, ou na morte de inocentes.

O feitiço da Flama e Fogo, de todo modo, é raro, e muito difícil de ser utilizado. Existem, porém, versões mais fracas dele, narradas em lenda que ainda estão por ser contadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário